25.7.05

Pela ordem senhor Presidente!

Trecho do discurso do Deputado José Dirceu na sua volta à Câmara dos Deputados em 22/06/2005. Eu, lendo, me escangalhei de rir. Reparem nos entre parenteses.

O SR. JOSÈ DIRCEU - (...)Lembro a V.Exas. que o Presidente Lula foi o único Presidente da República na história republicana - e estamos na quinta - a indicar 2 vezes o Procurador-Geral da República escolhido pelos Procuradores da República. (Aplausos nas galerias.) Um Presidente da República que toma essa decisão não tem medo, não tem nada para esconder do País e quer que o Ministério Público seja independente, como determina nossa Constituição. Isso não significa - esta Casa e o País me conhecem -, no entanto, compactuar com arbitrariedades ou com a violação da lei por integrantes do Ministério Público. Eu nunca me calarei. Defendo a liberdade de imprensa, porque fui vítima da censura e da ditadura, mas tenho o direito...
O Sr. Jair Bolsonaro - Terrorista! Terrorista! É um terrorista! Terrorista! Terrorista!
O SR. JOSÉ DIRCEU - Tenho o direito, como brasileiro, como Parlamentar...
O SR. PRESIDENTE (Severino Cavalcanti) - Deputado Bolsonaro, há orador na tribuna! Espero que V.Exa. se comporte! (Apupos nas galerias.)
O SR. JOSÉ DIRCEU - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nós todos que estamos aqui sabemos que a essência da democracia é o direito da minoria, o dissenso, o conflito. Estamos aqui para buscar o consenso, a convergência. Quando ela não existe, vamos a voto. Eu venho aqui para ajudar a administrar o dissenso. (Manifestação das galerias.)
O SR. PRESIDENTE (Severino Cavalcanti) - Peço às galerias que ouçam silenciosamente. (Apupos nas galerias.)Mandarei esvaziar as galerias! Há orador na tribuna! (Apupos nas galerias.) (Tumulto no plenário.)Eu estou tomando as providências! Não aceito! Eu estou protestando! Quem primeiro chamou a atenção fui eu! Eu quero manter a ordem! Não vou aceitar isso! Há um orador na tribuna, que precisa ser respeitado! (Manifestação das galerias.) Há um orador na tribuna.(O Sr. Presidente faz soar as campainhas.)Peço respeito ao orador que está na tribuna.
O SR. JOSÉ DIRCEU - Sr. Presidente, tenho certeza de que todos os brasileiros e brasileiras que estão hoje ocupando as galerias desta Casa saberão respeitar o Presidente e a Câmara dos Deputados, que é nossa Casa, a Casa do povo brasileiro. (Palmas nas galerias.) Ela tem um Regimento Interno, que vou seguir religiosamente, e todos nós, cidadãos, devemos fazê-lo(...)